domingo, 3 de maio de 2009

Isaac Newton

Binômio de Newton - Quem é este Newton?
É o mesmo Newton dos princípios da Dinâmica, que aparece nos estudo de Física?
Sim. É o inglês Isaac Newton (1642-1727), dos princípios de Inércia, da Ação e Reação e Fundamental da Dinâmica. Há também a lei da Gravitação Universal, além de teorias sobre a luz que fundamentam o estudo da Óptica.
A colaboração de Newton para o desenvolvimento da Matemática e da Física foi decisiva entre os séculos XVII e XVIII e continua sendo até hoje. Há até uma área da Física denominada Mecânica Newtoniana.
Você verá ainda o nome de dele associado ao estudo de um assunto mais avançado dentro da Matemática - Calculo Diferencial e Integral, que é a introdução à Matemática de ensino superior.

Prepare-se para o vestibular.

Uma lista com algumas dicas para ajudar a percorrer o tortuoso mas recompensador caminho até a universidade.

* Organização é fundamental. Deve-se planejar o que fazer, quando e como. Faça um cronograma, use uma agenda e traçe metas (por exemplo: dominar todo o conteúdo sobre certo tema até determinado mês).

* Não deixe que amigos,amores, trabalho e família atrapalhem sua rotina de estudo.

* Musiquinhas, siglas e outras "decorebas" podem ajudar a lembrar de nomes e fórmulas, o ideal é que você realmente aprenda que está estudando.

* Habitue-se a ler jornais, revista e outras fontes de notícias atuais. Mesmo em provas de exatas existem questões que remetem a esses temas.

* Estude questões interdisciplinares. Muitos vestibulares do país às têm.

* Estude também os conteúdos de provas anteriores e tente perceber, nas diversas disciplinas, temas reincidentes ou "favoritos" dos organizadores.

* Reserve momentos de lazer e não fique paranóico com os estudos. Lembre-se disso na hora de organizar seus estudos.

Na hora da prova.

* Prefira roupas confortáveis. Lembre-se que alguns exames podem levar mais de quatro horas.

* Faça primeiro as questões fáceis, as que você lembra de imediato.

* Controle bem o tempo. Algumas vezes perde-se muito tempo em uma só questão mais difícil quando poderia estar resolvendo outras menos complicadas.

* Antes de passar as respostas para o gabarito confirme se a ordem está correta e se não pulou nenhuma questão.

BOA PROVA!